HISTÓRIA DO MACARRÃO




A história do macarrão é objeto de controvérsia entre os historiadores.
O macarrão começou a ser produzido logo que o homem descobriu que era capaz de moer os cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. As primeiras massas surgiram nas civilizações assíria e babilônica, por volta de 2500 a.C, e tratavam-se de misturas cozidas de cereais e água. Algo mais próximo do nosso macarrão surgiu em Jerusalém, no século V. Em rituais judaicos, os hebreus comiam uma espécie de farinha cozida em água, conhecida como Itriyah.
Até hoje há controvérsias, mas a versão mais aceita é a de que os árabes tenham sido os criadores do macarrão, tendo levado o produto à Sicília no Século IX. Pelo fato de a região ter se transformado em um importante centro comercial da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundindo o macarrão por várias regiões, inclusive na Itália.
Posteriormente chegamos à maior contribuição da história do macarrão: a italiana. De fato, os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa, incorporando ao macarrão a farinha de grano duro.

Comentários

Postagens mais visitadas