RECEITA : AZEITE AROMATIZADO - 1

OLA PESSOAL
Vamos colocar abaixo 10 Regras essenciais para obter azeite aromatizado com qualidade e segurança
Nos próximos posts iremos colocar varias receitas de azeites aromatizados.

1.º Antes de começar, é imprescindível esterilizar os vidros onde o azeite aromatizado será colocado. Para garantirmos que o nosso azeite não é contaminado com nenhuma bactéria, devemos colocar os vidros em água a ferver durante 20 minutos. É de extrema importância que a totalidade dos vidros fique coberta com água para que consigamos obter a esterilização total dos mesmos.Os vidros devem secar naturalmente.

2.º Se pretendem utilizar ervas aromáticas frescas devem aquecer o azeite a 40.º C. Deste modo, evitamos que o azeite possa ficar contaminado. Este passo implica algum cuidado: se aquecerem demasiado o azeite poderem queimá-lo inutilizando-o.

3.º Se tiverem ervas frescas mas não querem aquecer o azeite, devem desidratar/secar as ervas antes de as utilizar. Para tal, devem colocar as ervas frescas num tabuleiro e levar ao forno a 100.º C durante breves minutos.Também podem secá-las ao sol (este processo demora várias horas...).
Mais uma vez reforço: as ervas devem estar completamente secas antes de serem introduzidas no azeite para evitar a contaminação por bactérias.

4.º Se pretenderem utilizar allho, devem dourá-lo previamente para que este liberte o sabor.Por sua vez, devem ainda certificar-se que o mesmo se encontra estocado para evitar o botulismo (uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Clostridium botulinum).

5.º Se quiserem fazer uma infusão com ervas frescas e azeite frio (por exemplo, molho pesto) têm de ter muitíssimo cuidado dado que o risco de contaminação é elevado. Para minimizar a possível contaminação, devem lavar muito bem as ervas que pretendem utilizar e consumir o azeite no prazo máximo de 3 semanas. Este deve ser guardado no frigorífico.

6.º Deve ser utilizado um azeite com acidez máxima de 0,8% para não comprometer o resultado final.

7.º Os vidros com o azeite aromatizado devem repousar cerca de 2 semanas num local seco e sem luz. Para tal, podem proteger o vidro envolvendo-o com papel de alumínio.8.º Só os azeites aromatizados com ervas desidratadas podem ser consumidos com as ervas no interior. Nos azeites aromatizados com ervas frescas, estas devem ser retiradas após as duas (2) semanas de repouso.

9.º O prazo de validade do azeite aromatizado artesanalmente é inferior ao prazo do azeite aromatizado industrial. Deste modo, aquele deve ser consumido num prazo de 2 meses.

10.º Para aumentarem o prazo de validade do azeite aromatizado, podem guardá-lo na parte inferior do frigorífico. Também podem congelar azeite aromatizado em pequenas porções em sacos/formas de gelo garantindo a sua utilização por um período de tempo mais alargado.

abraços a todos
Giane

Comentários

Postagens mais visitadas