MACARRÃO - BENEFÍCIOS PARA A SAUDE

Resultado de imagem para MACARRAO



Engana-se quem pensa que macarrão engorda e faz mal para a saúde. Ele é muito menos calórico do que o arroz, por exemplo. Além de muito saboroso, o macarrão é uma ótima opção de alimento para as pessoas que necessitam de uma dieta diferenciada. As massas também previnem várias doenças.
O macarrão é reconhecido como um alimento que reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. É uma rica fonte de carboidratos, que nos traz energia para as atividades diárias. A versão integral conta ainda com inúmeros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do complexo B e o ferro.
Os esportistas, por exemplo, podem encontrar no carboidrato do macarrão um combustível para o sistema nervoso central. O ideal é que o seu consumo seja feito à noite, em pratos leves, para que os músculos tenham reservas de energia no dia seguinte. Pobre em calorias, o que pode torná-lo calórico são os molhos e acompanhamentos. Portanto, é importante evitar os tipos: branco e quatro queijos, que são ricos em gorduras.
O macarrão também pode ser consumido por pessoas sedentárias. Pouco calórico, substitui facilmente o arroz. Enquanto uma porção de 100 g de massa cozida possui 110 calorias, o arroz apresenta 382 calorias. Além disso, pode ser um excelente “veículo” para o consumo de outros alimentos saudáveis, como legumes e verduras, o que também ajuda a dar mais disposição para aqueles que não praticam atividades físicas. Outra vantagem é que a sua digestão é feita de forma mais lenta, quando comparada aos outros alimentos, ajudando o organismo a obter completamente seus benefícios nutricionais.
Para as mulheres que sofrem da síndrome de Tensão Pré-Menstrual (TPM), os alimentos que contêm cafeína aumentam a ativação do sistema nervoso central, deixando a mulher mais nervosa. Uma boa dica é o consumo de massas, pois o carboidrato age nas emoções da mulher e diminui o efeito da TPM. Sua versatilidade permite que outros alimentos saudáveis sejam adicionados, o que ajuda no controle dos desconfortos causados pela oscilação hormonal, como os grãos integrais, as carnes brancas e magras, os produtos desnatados, entre outros.
Os benefícios das massas não param por aí. Um estudo, publicado recentemente no Annals of Oncology, mostrou que o risco de câncer de mama foi menor em mulheres que consumiam alimentos de baixo índice glicêmico. A pesquisa comparou mulheres na fase da pós-menopausa, que consumiam pão branco e macarrão. Os resultados demonstraram que alimentos com alto índice glicêmico, como o pão branco, aumentaram o risco de câncer de mama, enquanto a ingestão de massas, consideradas de baixo índice glicêmico, não mostrou nenhuma influência para o desenvolvimento da doença.
Quando associado ao molho de tomate, o macarrão beneficia ainda mais a saúde. Inúmeras pesquisas já provaram o valor do tomate na prevenção do câncer, principalmente o de próstata. A fruta é rica em licopeno, um dos mais potentes antioxidantes que conhecemos.
FONTE http://www.destaquesp.com/beneficios-do-macarrao-para-a-saude/

Comentários

Postagens mais visitadas