TORTA FRANCESA DE LIMÃO




Ingredientes para a massa (pâte sucrée)
–       200g de farinha de trigo (1 e 1/3 xic)
–       1 colher de sopa de açúcar
–       ½ colher de chá de sal
–       100 g de manteiga sem sal
–       1 ovo
*Se necessário 1 colher de sopa de água gelada

Em um bowl misture a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga gelada cortada em cubinhos e vá incorporando com a mistura de farinha, usando a ponta dos dedos. Vai ficar uma espécie de farofa. Acrescente o ovo e misture com a mão até formar uma massa como a da foto. Se estiver muito seca, acrescente 1 colher de sopa de água gelada. Enrole a massa em um plástico e leve para a geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, comece a fazer o creme de confeiteiro (abaixo).
Depois dos 30 minutos, retire a massa da geladeira, polvilhe farinha em uma superfície e comece a abrir a massa com um rolo. Essa massa é bem delicada e rasga com facilidade, por isso abra com cuidado e não estique demais. Apenas para atingir o tamanho da sua forma com uns 3 a 4 dedos de sobra. E acredite em mim, da primeira vez que fiz essa massa, não dei muita bola pra essa coisa de esticar demais e toda a lateral da literalmente encolheu pra baixo. Então, leve a sério essa técnica de abrir com cuidado e não esticar.
Coloque a massa na forma e vá acomodando a base a as laterais (sem esticar). Corte as sobras de massa com o dedo e com um garfo, faça furinhos na base para que não crie bolhas de ar ao assar. Leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos em 200-220°C. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. 

Ingredientes para o recheio de limão
– 1/2 xícara de suco de limão siciliano
– Raspas de 2 limões sicilianos
– 100g de açúcar
– 4 gemas
– 3 colheres de sopa de maizena
– 1 colher de sopa de manteiga

Coloque o suco de limão em um copo de medida e complete com água até chegar em 300ml. Despeje em uma panela, adicione as raspas, o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver completamente. Dissolva a maizena em um pouquinho de água e adicione à mistura ainda no fogo, cozinhando até ferver e engrossar (mexi o tempo todo com um fuê).
Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e adicione as gemas peneiradas, batendo com um fuê (cuide para que elas não cozinharem e formem grânulos). Por último, adicione a manteiga e mexa até derreter. Recheie a massa já assada com esse creme.
Ingredientes para o merengue
– 4 claras
– 200g de açúcar

Bata as claras em neve, adicionando o açúcar até formar um creme branco, firme, brilhante e liso.
Cubra a torta já recheada com esse merengue e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar ou doure com um maçarico (eu fiz com maçarico).
Sirva gelada.
FONTE:  https://blogquintal.com/2013/08/04/torta-francesa-de-limao/amp/
já testei fica muito bom!!!!
Abraços
EQUIPE CBI




Comentários

Postagens mais visitadas